8 Dicas para Aparecer na 1ª Página do Google
Como posicionar o site da sua empresa na primeira página do Google.
Essa é a grande pergunta de um milhão de dólares. Como posicionar um site na primeira página do Google, e mais: nas primeiras posições. Qual o segredo para isso? É mágica? É só instalar um plugin? Nada disso. A resposta é: Trabalho, trabalho e mais trabalho. A seguir você poderá conferir algumas dicas de como trabalhar o seu site para posicioná-lo nas primeiras posições do Google.
- Não existe mágica: antes de mais nada, você precisa saber que não se pode garantir que um site vai para a primeira página do Google em determinado tempo. Se alguma agência, freelancer ou profissional de SEO (Search Engine Optimization) prometer que o site da sua empresa estará na primeira página do Google em X dias, semanas ou meses: FUJA! Não se promete nada quando o assunto é SEO e posicionamento orgânico no Google. Este é um trabalho de médio a longo prazo. Trabalho de formiguinha mesmo, que vai gerar resultados e ganhos de posições aos poucos.
- Conteúdos de qualidade: independentemente do tipo do site da sua empresa (site institucional, site dinâmico, blog, portal ou e-commerce), saia do padrão. Escreva textos e conteúdos autorais para o seu site. Isso o diferencia dos demais sites na web. Pense em como o seu cliente pode procurar pelo seu produto ou serviço no Google e defina palavras-chave âncoras. Seus textos e conteúdos deverão ser escritos a partir daí. Evite o técnico e pense com a cabeça de um leigo procurando por sua empresa.
- Pense nas suas URLs e crie um sitemap: em inglês, URL significa Uniform Resource Locator ou Endereço de um Recurso Disponível em uma Rede, em tradução livre. Resumindo: link ou endereço de um site. Na hora de definir os endereços de cada página do seu site, pense em urls otimizadas e amigáveis ao Google e pensando no usuário. Evite códigos e números para identificar as páginas internas do seu site. Isso dificulta a leitura do mesmo pelo Google e também a possibilidade de ser encontrada pelo seu possível cliente. Defina urls curtas e que simplifiquem o objetivo daquela página. Isso vai facilitar o seu ranqueamento no Google e na mente do seu consumidor. Terminou o site? Crie e forneça o sitemap (mapa do site) para o Google. Em outras palavras: é o resumo ou guia do seu site para facilitar o trabalho de leitura e entendimento do Google sobre o que você deseja transmitir de conteúdo para quem pesquisa por ele. Talvez você não consiga fazer isso sozinho e precisará do auxílio ou trabalho de um desenvolvedor para isso.
- Imagens, títulos e descrições de páginas: comece simples! Otimize as imagens do seu site. Os buscadores, como o Google, além de textos logicamente, conseguem ler imagens através da sua nomeação. Por exemplo: para a palavra chave “agência de marketing digital” nomearia a imagem com “agencia-de-marketing-digital.jpg. Isso ajuda no entendimento do Google para saber o que aquela imagem está transmitindo. Títulos e descrições: toda página, quando aparece no Google, traz um resumo do que você vai encontrar naquele link, correto? Pois é, aqueles títulos e descrições são definidos previamente através das meta titles e meta descriptions. É umas das primeiras coisas que o Google lê e ajuda no posicionamento orgânico. Por isso, insira palavras chaves relevantes e com conteúdo atrativo. É um detalhe básico mas que é muito esquecido por pessoas e empresas que criam sites e que trabalham com SEO.
- Presença em Redes Sociais: não são apenas posts bonitinhos e com um textinho legal. As redes sociais como o Facebook, instagram e outros precisão estar linkadas com a sua estratégia de marketing digital. A relevância das redes sociais para motores de busca não tinha grande importância como têm hoje. Por isso, não trabalhe unilateralmente na internet. Utilize de todas as ferramentas disponíveis a seu favor e em prol do bom posicionamento orgânico no Google e em outros motores de busca.
- Monitore e acompanhe os resultados: existem diversas ferramentas e plug-ins para monitoramento de posicionamento orgânico. Acompanhe como está o seu site, sua classificação, páginas com maiores acessos, identifique possíveis erros, corrija, mais. Imagine-se dirigindo o seu carro. Aquele painel te dá informações sobre as condições do motor. Caso o carro aqueça, por exemplo, acenderá uma luz de possível pane no motor. Da mesma forma funciona o monitoramento do seu site. Com o básico do Google Analytics você poderá fazer a gestão do seu site.
- Defina sua Persona (público-alvo) e faça uma linkagem interna de conteúdos: definindo a sua persona você sabe para quem você vai escrever o conteúdo do seu site. Por isso a importância de você definir o público-alvo da sua página na internet. Mais: a pessoa que vai ler o seu artigo poderá ter interesse em outro assunto. Para isso, faça uso da linkagem interna. O leitor não vai precisar voltar ao Google para perguntar de um assunto que você já escreveu e está alí, a um clique dela.
- Não espere resultado imediato: quer resultado imediato? Invista no Google Ads (Antigo Google Adwords). Com SEO e busca orgânica, como dito no início, não se pode esperar grandes resultados logo no início do trabalho. É uma tarefa longa e de resultados a longo prazo. Aparecer na primeira página do Google não é fácil. Exige trabalho contínuo e acompanhamento constante. Mas, quando se chega lá, é gratificante e recompensador.
DICA SIMPLES: pense como o consumidor do seu produto ou serviço! Imagine como ele fará a busca por você. Dessa forma você obterá sucesso mais rápido e conseguirá atingir o seu público desejado mais cedo do que você imagina. Foco, paciência e muito trabalho! Leia mais sobre otimização de sites.
Tradução:
How to position your business website on the first page of Google.
That is the big million dollar question. How to position a site on the first page of Google, and more: in the first positions. What is the secret to this? It’s magic? Just install a plugin? None of it. The answer is: Work, work and more work. Here are some tips on how to work your site to position it in the top positions of Google.
- There is no magic: First and foremost, you need to know that a site cannot be guaranteed to go to the first page of Google at any given time. If any search engine optimization (SEO) agency, freelancer, or professional promises that your business site will be on the front page of Google in X days, weeks, or months: GO! Nothing is promised when it comes to SEO and organic positioning on Google. This is a medium to long term job. Even ant work, which will gradually generate results and position gains.
- Quality content: Regardless of the type of site for your business (corporate site, dynamic site, blog, portal, or e-commerce), leave the standard. Write texts and copyright content for your site. This sets it apart from other sites on the web. Think about how your customer might search for your product or service on Google, and set anchor keywords. Your texts and contents should be written from there. Avoid the coach and think with the head of a layman looking for your company.
- Think of your URLs and create a sitemap: In English, URL stands for Uniform Resource Locator. In short: link or address of a website. When setting the addresses of each page of your site, think of optimized, user-friendly urls with the user in mind. Avoid codes and numbers to identify the internal pages of your site. This makes it difficult for Google to read it and also the possibility of being found by your potential customer. Define short urls that simplify the purpose of that page. This will make your ranking easier on Google and your consumer’s mind. Finished the site? Create and provide the sitemap for Google. In other words: This is your site summary or guide to make it easier for Google to read and understand what you want to convey to your searchers. You may not be able to do this on your own and will need the help or work of a developer to do this.
- Images, titles and page descriptions: start simple! Optimize the images of your site. Searchers such as Google, in addition to texts logically, can read images through their naming. For example, for the keyword “digital marketing agency” I would name the image “digital marketing agency.jpg”. This helps in understanding Google to know what that image is conveying. Titles and Descriptions: Every page, when it appears on Google, brings a summary of what you will find on that link, correct? Yeah, those titles and descriptions are previously defined through the meta titles and meta descriptions. It’s one of the first things Google reads and helps with organic positioning. So, enter relevant keywords with compelling content. It’s a basic detail, but one that is overlooked by people and companies that create websites and work with SEO.
- Social Network Presence: These are not just cute posts with a nice text. Social networks like Facebook, Instagram and others need to be linked with your digital marketing strategy. The relevance of social networks to search engines was not as important as they are today. Therefore, do not work unilaterally on the internet. Use all the tools available to your advantage and good organic positioning on Google and other search engines.
- Monitor and track results: There are several tools and plug-ins for organic positioning monitoring. Track how your site is, your rank, pages with the most hits, identify potential errors, correct, more. Imagine driving your car. That panel gives you information about engine conditions. If the car warms up, for example, a possible engine failure light will come on. The same way monitoring your site. With the basics of Google Analytics you can manage your site.
- Define your Persona (audience) and internally link content: by defining your persona you know who you are going to write content for on your site. Therefore the importance of you defining the target audience of your web page. More: The person reading your article may be interested in another subject. To do this, make use of internal linking. The reader won’t have to go back to Google to ask about a subject you already wrote and is there, just a click away.
- Don’t expect fast results: Want immediate result? Invest in Google Ads (Former Google Adwords). With SEO and organic search, as stated at the beginning, one cannot expect great results early on in the job. It is a long and long-term task. Appearing on the first page of Google is not easy. It requires continuous work and constant monitoring. But when you get there, it’s rewarding and rewarding.
SIMPLE TIP: Think like the consumer of your product or service! Imagine how he will search for you. This way you will succeed faster and reach your desired audience sooner than you think. Focus, patience and hard work! Read more about website optimization.