O que é Marketing de Performance e como aplicá-lo?
Sabe o tão falado Marketing de Performance? Vamos te ajudar a entender!
Ao se deparar com uma revista, você nunca lê todos os anúncios que estão nela, não é? Certamente você só dá atenção para aqueles que, de certo modo, te atraíram. Entretanto, ao comprar anúncio em revistas, você paga pelo número de leitores, sem considerar se alguém será impactado.
Por outro lado, com as novas mídias, as novas formas de se comunicar e os diferentes tipos de estratégias, isso é diferente. Há como evitar gastos desnecessários com anúncios que nunca convertem e estar no lugar certo, na hora certa.
No artigo a seguir você irá aprender sobre o Marketing de Performance, quais os seus principais benefícios e como analisar as formas de aplicá-lo para dar aquele up no seu negócio.
Afinal, o que é Marketing de Performance?
De forma simples, o Marketing de Performance nada mais é do ações estratégicas com o objetivo de direcionar maior esforço e investimento em campanhas e em ações mais eficazes fundamentadas por análise de dados. Em outras palavras, essa prática visa otimizar os investimentos feitos nas mídias digitais e consequentemente, aumentar o ROI (retorno sobre o investimento).
Para isso, os especialistas utilizam os KPI (indicadores chaves de performance), métricas que auxiliam na interpretação da efetividade das ações. Como por exemplo, CPC, CPA, CPL, dentre outras que já foram abordados aqui no blog. Através destas é possível identificar possíveis dificuldades nas campanhas e agir rapidamente para corrigi-las e, assim, melhorar seus resultados.
Você já notou que métricas são a base do Marketing de Performance, não é? Agora, que tal conversamos sobre os principais benefícios após sua implantação?
Quais são os benefícios do Marketing de Performance?
Por apresentar um perfil extremamente analítico, o marketing de performance foca em trazer resultados onde é possível mensurar e monitorar ao máximo, e em tempo real, o resultado de qualquer ação. Então, dentre outros benefícios estão:
- Maior conhecimento do público alvo;
- Otimização constante. Possibilitando agilidade nas campanhas e facilitando o processo de melhorias e alterações.
- Maior relevância da comunicação para o público-alvo;
- Crescimento da conversão;
- Otimização do investimento e aumento de ROI.
Qual a diferença entre Marketing de Performance e Marketing tradicional?
No Marketing Tradicional já se pensava estrategicamente para ser efetivo e despertar o desejo de consumo no público-alvo das campanhas. Todavia, pela utilização de canais off-line, não havia dados precisos e fornecidos em tempo ágil para se obter a otimização eficiente. Assim, era impossível otimizar os investimentos e os resultados de uma campanha em tempo real.
Por tanto, uma das principais diferenças, é a possibilidade da mensuração e da velocidade com que os dados são transformados em informações e consequentemente, em conhecimento. Em muitas situações, no marketing tradicional não é possível estimar e ter acesso a números, nem ter precisão de quem é o público alvo receptor ou quantas pessoas foram impactadas por um outdoor, por exemplo.
Como aplicar o Marketing de Performance no seu negócio
Estratégia
Em primeiro lugar, no marketing de performance é necessário saber o que quer, para aonde ir e como ir. Ter um objetivo bem definido e claro é o primeiro passo para obter uma campanha de sucesso.
Métricas
Com o plano estratégico formado, agora vem a etapa da identificação das métricas. Nesse momento é necessário definir quais métricas serão necessárias para acompanhar a efetividade da campanha. Se certificar que esses dados estão acessíveis e coletados corretamente, preservando sua veracidade e evitando tomar decisões erradas. Importante: Tais métricas precisam estar diretamente ligadas ao objetivo que se deseja conquistar.
Canais de divulgação
Em seguida, é necessário elencar os canais de comunicação que serão utilizados. Para isso, é importante analisar se o ambiente digital condiz com o seu objetivo. Dessa maneira, deve-se considerar o perfil e o comportamento da persona que se quer atingir: Ela usa mais redes sociais ou os anúncios do google serão mais efetivos?
Orçamento
Com a estratégia, métrica e canais definidos, é necessário dividir os valores que serão investidos em cada um deles. Esse passo é importante para o acompanhamento dos resultados. Seja como for, é necessário estabelecer o budget máximo que poderá ser gasto para evitar surpresas e não extrapolar os valores que estavam no planejamento.
Quais são os erros mais comuns ao adotar o Marketing de Performance como parte da minha estratégia?
1- Analisar os dados de forma generalizada, com viés da confirmação e negligenciar os resultados dos relatórios
Independente do sentimento dos resultados, se positivo ou negativo, a análise dos dados de forma individual deve ser feita. Isso porque após a análise, é possível observar se algum canal ou plataforma teve um desempenho baixo. Sobre os resultados dos relatórios, a análise deve ser feita de forma criteriosa, item por item para observar o reflexo no custo dos anúncios.
Outro erro bastante comum é utilizar os dados para confirmar uma crença ou hipótese, quando já existir essa pretensão, é muito provável que a compreensão dos dados esteja errada e direcione a uma ação precipitada.
2- Não acompanhar a campanha dos anúncios e nem testá-los
Como na mídia de performance os custos dos anúncios são mensurados pelo seu desempenho, é possível reduzir esses valores determinando os horários e dias de veiculação na plataforma. Desta forma, acompanhar diariamente o fluxo dos anúncios pode resultar em insights que causam melhorias na estratégia usada.
Sobre os testes dos anúncios, eles são fundamentais na mídia de performance e estão cada vez mais sofisticados conforme as plataformas de anúncios se desenvolvem. Abordamos este tema com mais detalhes no infográfico “Tendências de Marketing Digital Para 2021” que você pode baixar clicando no botão abaixo:
Com os testes você encontra a melhor forma de comunicação para atingir o seu público, transformando o método mais assertivo.
Não se precipite!
Em se tratando de mídia de performance, é fundamental entender e analisar cada movimento e dados dos resultados, a fim de evitar tomar decisões de forma precipitada na estratégia de marketing.
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