O que é SEO? Devo utilizar na minha estratégia de Marketing Digital?
Otimização de Sites para Mecanismos de Busca.
Tá bom. Entendi que é importante ter um site no último artigo. Mas como eu consigo aparecer na primeira página da busca do Google? Daí vem a aplicação de técnicas de SEO – Search Engine Optimization (ou otimização de sites para a busca orgânica – tradução livre). Mas “O que é SEO?” É o conjunto de técnicas e estratégias aplicadas com o objetivo de posicionar de forma privilegiada de um site nas páginas de resultados orgânicos em sites de busca. Com esta técnica o seu site conquista mais visitantes e consequentemente mais conversões. Esta técnica é de grande importância na criação de anúncios no Google Adwords (assunto que vamos conversar em outro post neste blog).
Fazendo uma analogia bem rápida, para facilitar o entendimento (que é o intuito deste blog) utilizemos uma biblioteca. Ao chegar lá você pergunta ao bibliotecário: qual o melhor livro que eu posso ler sobre o assunto “marketing digital”? Ele imediatamente vai buscar o livro que tenha a maior relevância sobre o assunto, com o título mais adequado, que tenha um autor renomado (ou no mínimo bem avaliado e reconhecido), que tenha um índice bem estruturado, com capítulos bem definidos, páginas enumeradas e, claro, com um texto bem escrito e de fácil leitura e entendimento daquele leitor.
Pois bem, posso arriscar a dizer que o Google, explicando de forma bem simples e rápida, funciona da mesma forma. Se você lança um site ao ar sem preocupações básicas de estrutura do site, conteúdo, responsividade, SEO (tópico deste artigo) e diversos outros aspectos, é como se você escrevesse um livro sem capa, sem um guia (índice) para guia o leitor, sem um título ou nome de autor. Enfim: é apenas mais um site na WWW (world wide web) que é um mundo de sites disponíveis na internet prontos para serem acessados.
DICA SIMPLES: já tem um site? Verifique se ele é, no mínimo, responsivo. Veja no artigo a seguir como identificar e avaliar a qualidade de um site: Como saber se o meu site é responsivo, ou adaptado para o mobile?