Surfando na Onda das Mídias Digitais
As vantagens de possuir mídias digitais são inúmeras, mas agora vamos mostrar oito motivos relevantes, como ter sucesso e não deixar sua empresa de fora dessa onda.
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Identifique onde você deseja chegar com as mídias digitiais.
Antes de criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram ou até mesmo investir em anúncios nas principais redes sociais, é necessário identificar onde e como você deseja marcar presença no ambiente digital. Ao contrário do que muitos pensam, existem diversas redes com necessidades e características específicas para cada objetivo de marketing. Apesar de parecer simples, é o primeiro e importantíssimo passo para “surfar nessa onda das mídias digitais”.
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O mito a ser derrubado: número de curtidores ou seguidores.
Um verdadeiro mito que se criou e se mantém no entendimento da maioria dos usuários é a quantidade de curtidas ou seguidores conquistados pelas empresas nas redes sociais. Antes de qualquer coisa, estes dados são apenas números de curtidores ou seguidores. Mas, será que você está atingindo o público certo para a mensagem que você quer transmitir? É necessária uma análise mais crítica para avaliar o posicionamento da empresa nas redes sociais. Seus seguidores estão sendo impactados com o conteúdo publicado e têm real interesse pelo que você está dizendo? Pare e pense se você seria impactado pelas postagens que a sua empresa publica.
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Antes de começar vamos planejar?
É de grande importância a definição de um objetivo de marketing para a sua comunicação nas redes sociais. Segundo alguns estudiosos, recomenda-se criar um planejamento mensal, ou trimestral para definição de objetivos e estabelecer metas. Exemplo: Se você deseja fortalecer a marca da sua empresa para aumentar a visibilidade, é necessário investir em conteúdo qualificado, campanhas com ferramentas específicas de branding, adequação na comunicação estabelecida e, é claro, monitorar.
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Com quem devo me comunicar?
Se você já definiu o seu público-alvo, então já começamos bem. Desta forma, você também já tem ideia de quem você quer impactar através de anúncios, quem você quer que leia suas publicações e assim por diante.
Faça perguntas como: Quem ela (persona) é? O que faz da vida? Qual seu comportamento? Quais os seus interesses e sonhos? Como seu conteúdo/produto pode ser útil para essa determinada persona? São simples questionamentos que irão guiar você para realizar uma comunicação mais relevante e assertiva.
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Conteúdo: Engajamento e Vendas.
Segundo dados da pesquisa Papo Social, apesar do crescente número de novos usuários nas principais redes sociais, 54% deixaram de acompanhar as marcas devido ao fraco conteúdo abordado. A falta de diálogo e informação atraente são fortes motivações para o “unlike”. Oferecer conteúdo relevante, acrescentando e gerando valor para o posicionamento da marca deve ser o principal objetivo. Não queira resultados imediatos, pois, o aumento de visibilidade e de vendas serão consequência e questão de tempo.
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Monitoramento: do SAC aos dados.
Tão importante quanto todas as etapas anteriores é a utilização do monitoramento nas redes sociais. Com a possibilidade de interação e participação dos usuários diante das marcas, é imprescindível se relacionar com seus seguidores. Uma simples resposta pode demostrar interesse e aproximar o público da sua marca. Outra ótima dica é a personalização desta comunicação, não trate todos os usuários de forma padrão. Cada um possui sua particularidade e necessidade específica. A análise dos dados muitas vezes oferecidos pelas próprias plataformas de redes sociais (Facebook Insight por exemplo), é outro ponto que merece destaque. É necessário acompanhar e verificar como está sendo o desempenho da sua presença nas redes sociais, questões de relevância, engajamento e mais.
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Ampliando o alcance através das mídias online.
Segundo informações relevadas pelo próprio Facebook, o número de alcance orgânico das publicações de uma fanpage será de aproximadamente 1% dos seus seguidores. Tal alcance sofrerá mudanças de acordo com a quantidade de interações e principalmente, compartilhamentos. Contudo, uma outra mudança recente, acendeu ainda mais a luz vermelha para quem deseja manter um bom alcance em sua comunicação nas redes sociais: A timeline de cada usuário será preenchida preferencialmente de informações sobre seus amigos e familiares, o que consequentemente restringe ainda mais o alcance orgânico. Este é apenas um exemplo para evidenciar a necessidade real de investimento em anúncios das mídias digitais. E para criação destes anúncios, é necessário conhecer bem o seu público-alvo, os objetivos e as metas estabelecidas, além do conhecimento técnico das plataformas (Facebook Ads, LinkedIn Ads, Google Adwords e mais).
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Tão importante quanto anunciar, é mensurar.
De nada adianta investir dinheiro em anúncios se não houver como mensurar o retorno do que foi investido. Com certeza esta é uma falha bastante comum na realização de campanhas nas principais mídias online. Além do poder de alta segmentação, as novas mídias nos proporcionam a possibilidade de calcular com bastante exatidão o retorno sobre o investimento (ROI). Por isso, após a criação e veiculação de um anúncio, estruture, ou exija (caso tenha uma agência), um relatório do que foi conquistado com aquele valor investido.