Quais são as melhores estratégias de Marketing Digital?
Pensar “fora da caixa” é sempre algo que deve ser considerado para qualquer pessoa ou empresa que deseja se destacar. Ter um perfil no Instagram já foi considerado uma das grandes estratégias de marketing digital, mas hoje é preciso muito mais.
Atualmente, quase todas as marcas e empresas estão presentes nas redes e disputam entre si o mesmo espaço. Ou seja, uma estratégia bem pensada, um bom planejamento e um pouco de investimento pode alavancar o seu negócio na internet.
No primeiro momento, você pode até pensar que seja algo complexo, mas, pode ser mais fácil do que você imagina. Basta ter paciência, compreender o que funciona para cada negócio e definir as estratégias mais eficientes.
Por isso, separamos nesse artigo algumas estratégias de marketing digital que podem te ajudar nessa caminhada. Confira.
Inbound Marketing
Falar em estratégias de marketing digital e não pensar em Inbound Marketing é praticamente impossível atualmente. Tudo isso porque esse método vem ganhando muito destaque, graças aos resultados gerados dentro de empresas dos mais variados segmentos.
O sucesso do Inbound se deve ao fato de que nessa estratégia, o cliente é o foco principal. Seu objetivo é conquistar a atenção e arquitetar relacionamento com pessoas através da produção de conteúdos – como blogposts, e-books, etc.
Esses materiais devem agregar valores e ajudar o cliente de alguma maneira, tendo como base suas próprias necessidades. Para potencializar essa entrega, é importante ter a persona e a jornada do cliente bem definidas. Assim, através dessa troca de valores, criam-se conexões e, no final, quem procura a empresa é o próprio cliente.
Aqui na Ópera, conseguimos ficar entre as 10 melhores agências do Brasil, pelo RD Station. Isso significa que conseguimos entregar os melhores resultados em Inbound Marketing para nossos clientes. Nossa estratégia consiste em 5 etapas: atrair o cliente, convertê-lo em lead, criar relacionamento, vender, e mantê-lo sempre por perto. Com isso, atraímos um público qualificado para nossos clientes, aumentando oportunidades de conversão e possibilitando resultados excelentes os negócios.
SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é mais uma ferramenta importantíssima para incluir nas suas estratégias de marketing digital. Essa técnica está ligada a uma série de ações de otimização para sites, blogs e páginas na internet que vão te ajudar a estar bem posicionado no Google. Vamos para um exemplo: busque por “Agência de Marketing Digital no Recife” no Google. Veja que a Ópera aparece em primeiro lugar nas pesquisas orgânicas em meio a outros milhares de resultados.
Para alcançarmos essa posição, várias otimizações foram feitas em nosso site. Assim, a “inteligência artificial” do Google pôde avaliá-lo positivamente e escolher a melhor posição para ele. Mas o que isso implica? É simples! Quanto mais no topo dos resultados, mais chances você terá de chegar ao seu potencial cliente, gerando oportunidade de negócios. Afinal, quem segue com uma pesquisa até o final da página do Google? Imagine da página 2 adiante…
Upsell é uma ótima opção para estar entre suas estratégias de marketing
Muita gente pode não saber esse conceito, mas sem dúvidas já passaram pela aplicação dessa técnica alguma vez nas estratégias de marketing adotadas. O upsell, consiste em vender um produto ou serviço mais completo – com preço maior – para clientes que comprariam a opção mais em conta. O plano é aumentar o faturamento e o ticket-médio da empresa, oferecendo uma opção mais vantajosa.
Vamos para um exemplo bem comum: você está em uma farmácia para comprar um tubo de álcool em gel, vê uma embalagem de 300ml que custa R$ 13,00 e decide levar. Porém, o atendente da farmácia te oferece uma opção com 500ml que custa R$18,00. Você nota que vale a pena gastar um pouco mais para comprar um produto com mais rendimento, certo?
Sendo assim, você acaba optando pelo item mais caro, mas que tem um maior custo-benefício. É assim que funciona um Upsell. Aumentar o valor final da compra, gerando vantagens tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Midias Sociais
As mídias sociais são canais online ideias para o trabalho de marketing digital das empresas. Pra você ter ideia, uma pesquisa da Digital Future Focus Brazil, aponta que brasileiros são líderes no tempo gasto nas mídias sociais. Ou seja, é muito importante que sua marca esteja presente nesse ambiente virtual com boas estratégias, não é mesmo?
Com as mídias sociais você atinge seu público de forma segmentada e faz interações criativas, com stories, comentários, etc. Além disso, uma fanpage mostra ainda mais o perfil do seu cliente com métricas disponíveis que acabam facilitando as vendas.
No passado o consumidor recebia a propaganda na televisão, rádio ou jornal, mas agora isso ocorre dos dois lados. Com as redes sociais nas suas estratégias de marketing, o seu negócio estabelece conexão com o cliente e fica na mente do seu público-alvo!
Mídia Paga e Links Patrocinados
Os links patrocinados e ações de mídia paga são quase que um complemento às mídias sociais. Isso porque, investir em plataformas de anúncios acaba gerando retorno mais rápido.
Assim que as campanhas são ativadas, os anúncios aumentam as chances de conversão, porque aparecem na busca de determinada palavra-chave.
Além disso, é possível ter um controle sobre o orçamento, filtros de segmentação e relatórios de análise, possibilitando a adaptação das estratégias de marketing que vem sendo utilizada, e um controle que facilita a geração de clientes qualificados e vendas em menos tempo.
E-mail Marketing: Está entre as antigas estratégias de marketing, mas faz cada vez mais sentido
Para você ter uma ideia, ao redor do mundo há cerca de 3 bilhões de contas de e-mail existentes. Os dados da Pew Research apontam que 92% dos adultos que usam a internet possuem contas de e-mail e 61% deles, o utiliza diariamente.
Dessa forma, uma boa campanha de e-mail marketing, com uma lista segmentada, classificada de acordo com o interesse e características do público-alvo, pode ser a iniciativa perfeita para construir um relacionamento e engajar os clientes.
Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail são totalmente mensuráveis. Você pode identificar quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, visualizaram ou até mesmo clicaram no conteúdo.
Remarketing e Retargeting
Por último, mas não menos importante, a gente encontra o remarketing e o retargeting. Ambos trazem muitos benefícios para o seu negócio, desde o engajamento dos clientes e aumentos da quantidade de conversões, até a melhoria de percepção da sua marca na internet. Porém, essas estratégias geralmente são confundidas e as empresas deixam de aproveitar o potencial de resultados elas podem oferecer.
Vamos esclarecer a diferença de forma simples: Imagine um cliente que entra no seu site e adiciona alguns itens ao carrinho, contudo ele abandona a compra antes de finalizar. Após algumas horas, ele recebe um e-mail convite para fechar o pedido. Isso é um exemplo tradicional do remarketing. A estratégia que usa e-mails na intenção de interagir e aumentar o engajamento com clientes em potencial.
Agora que você já conhece o remarketing, vamos partir para o retargeting. Ele consiste em exibir anúncios segmentados aos usuários que em algum momento interagiram com a marca, seja no site, redes sociais, buscadores, etc.
Se imagine novamente em um site buscando produtos de seu interesse. Ao realizar essa ação, o site instala um cookie no navegador e a marca consegue coletar seus dados de navegação. Assim, ela passa a exibir anúncios do produto em questão com frequência, conseguindo, muitas vezes, um retorno ao site e a finalização da compra.
Como adotar as estratégias de Marketing Digital no meu negócio?
Não dá para ignorar o alcance da internet e as possibilidades que ela oferece para os negócios, não é? Após conhecer todas essas estratégias, você pode ter se interessado em colocar várias delas em prática e otimizar os resultados da sua empresa.
Entretanto, não esqueça de considerar que nem todas as soluções serão apropriadas para o seu negócio e que é muito importante que elas sejam aplicadas de forma correta com, muito planejamento.
Sendo assim, é indispensável se aprofundar mais nos assuntos, buscando por cursos online, profissionais da área e até mesmo investindo em uma agência de marketing digital.
Se você ainda não sabe muito bem por onde começar para que a sua marca seja notada no ambiente digital, entre em contato conosco e vamos gerar resultados – juntos!