Qual é o futuro do Marketing Digital?
Antes futurista, hoje uma realidade. O Marketing Digital é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mas afinal, qual é o futuro do Marketing Digital? Com o avanço da tecnologia precisamos estar atentos nas melhores estratégias e nas transformações que estão por vir.
Quer saber como será o futuro do Marketing Digital? Então leia este artigo e fique por dentro das táticas essenciais para esse futuro que está logo aí.
Personalizar, personalizar e personalizar!
Não há como falar do futuro do marketing, sem falar da personalização. Graças às novas tecnologias que usam dados, automações e IA, a personalização vem sendo indicada por vários especialistas. Acredita-se que a estratégia mudará a maneira como as empresas se relacionam com clientes.
Atualmente, a personalização afeta tudo. Desde e-mails e anúncios, até a experiência do usuário no seu site. As empresas que estão começando a adotar a personalização já viram suas vendas crescerem em quase 20%. Afinal de contas, a personalização faz as pessoas entenderam de imediato que estão no lugar certo!
Um exemplo bem simples, são as plataformas de streaming. Elas recomendam músicas e novos artistas segundo o seu interesse e, com isso, você se mantêm conectado por mais tempo.
Os e-mails personalizados também são um bom exemplo de personalização. Eles podem aumentar as chances de conversão em até 6x. A Casas Bahia, por exemplo, envia e-mails relacionados ao histórico de buscas do cliente. Veja abaixo:
Ou até mesmo a Amazon que te oferece produtos de acordo com o que você procura no site:
Como vimos, a personalização veio para ficar e nos próximos anos, a tendência é encontrarmos cases cada vez mais criativos. O futuro do marketing está aí. Já imaginou, chegarmos a um ponto onde marcas saberão o que os clientes precisam, antes mesmo que eles descubram isso?
Vídeos como meio principal de conteúdos
Sabe-se que os vídeos já são muito importantes no ambiente online e que aumentam comprovadamente as vendas das empresas. Mas, eles também fazem parte do futuro do marketing! Pesquisas apontam uma mudança no ambiente, considerando que em 2021 o video será responsável por 82% do conteúdo consumido online.
Essa mudança está ligada ao fácil acesso à internet e na melhoria constante em sua velocidade. Enquanto antes era praticamente impossível uma boa experiência ao executar vídeos. Os gastos no carregamento de dados e a lentidão das conexões atrapalhavam tudo!
Hoje, além deles serem carregados instantaneamente, as redes sociais estão os inserindo cada vez mais em suas plataformas. O Instagram mesmo, que inicialmente tinha apenas fotos, hoje conta com stories, IGTV, Lives e o mais novo Reels. Todos eles com a possibilidade de criação e exploração de conteúdos através de vídeos.
Storytelling e no poder das boas histórias
Criar experiências, ter empatia e oferecer conteúdos mais humanizados envolve, inevitavelmente, contar boas histórias. Sendo assim, o storytelling está cada vez mais se tornando uma tendência que deve ser observada com atenção.
A estratégia pode ser incorporada às marcas de muitas formas: blogs, e-books, sites e vídeos! Quem aí não lembra da campanha de final de ano do Bradesco?
Portanto, o storytelling não serve somente para narrar cases de sucesso ou para apresentar soluções. Boas histórias ajudam a construir imagem e propósito. Além disso, elas traduzem dados de maneira mais interessante, envolvem o público e despertam emoções.
Chatbots e inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das coisas do futuro do marketing e está ganhando cada vez mais espaço. O recurso aplicado principalmente em chatbots – aqueles robôs que simulam o atendimento humano – vem sendo cada vez mais explorados. Hoje em dia, é raro encontrar marcas que ainda não utilizem as mensagens automáticas para se comunicar com os consumidores. Contudo, o grande desafio, é humanizar cada vez mais as ações dos chatbots, para que falhas sejam minimizadas ao máximo.
A tendência é que as respostas fiquem naturais e relevantes, direcionando de forma precisa o usuário ao que ele deseja. Por fim, a perspectiva é que os chatbots estejam em plataformas que o público acessa diariamente, com atuações mais completas, dinamismo nas respostas, redução de custos e, principalmente, a satisfação do cliente.
Uma empresa que hoje utiliza esse recurso muito bem, é o Magazine Luiza, com a Lu, de tal forma que a assistente virtual atualmente tem eficácia conversacional comprovada com mais de 94% das solicitações realizadas.
O futuro do marketing e a Realidade virtual
A realidade virtual já está presente na vida de muitas pessoas e segue em fase de amadurecimento, se tornando cada vez mais desenvolvida. Desse modo, a ideia de futuro distante ficou para trás, tornando possível que experiências únicas e de caráter realista sejam oferecidas aos consumidores da marca.
Podemos ver por aí a realidade virtual sendo utilizada, por exemplo, em test-drive de carros, visitas a ambientes planejados de imobiliárias e até mesmo em projetos de arquitetura, onde o cliente consegue ter uma noção fiel do que encontrará.
A perspectiva é que esses recursos se desenvolvam cada vez mais. Em suma, com a melhoria nos gráficos e na aplicação para as ações de marketing, a tecnologia ficará cada vez mais acessível.
Pesquisas por voz
A busca por voz já é uma realidade para boa parte das pessoas que utilizam Alexa, Siri ou o Google Assistente. Esta tendência já pode ser percebida, inclusive, em relatórios do Google Ads desde o ano de 2016 e está crescendo cada vez mais, visto que, cerca de 34% dos brasileiros usam comandos de voz em sua rotina e no ano passado, 50% de todas as buscas on-line se deram pelo Voice Search.
Esse comportamento dos consumidores acaba influenciando o Marketing Digital, inclusive o SEO, e as empresas precisam estar preparadas para o chamado Voice Search Engine Optimization (VSEO). Isso acontece porque as buscas por voz têm uma estrutura diferente das buscas escritas. Sendo assim, é preciso adaptar as estratégias de SEO, garantindo o melhor uso das palavras-chave.
Devido à facilidade deste tipo de busca e da popularização dos assistentes virtuais, a tendência é que a pesquisa por voz cresça muito nos próximos anos. Nesse sentido, as empresas que investirem em otimização de acordo com a geolocalização dos usuários e que se dedicarem a dar ao público exatamente o que ele procura, irão se destacar da concorrência.
Como a sua empresa pode se manter no jogo
Com a velocidade das mudanças, o marketing digital se torna um desafio complexo e que demanda atenção constante. E para que você acompanhe o futuro do marketing com o seu negócio, a atenção à essas mudanças deve ser máxima.
Pensando nisso, preparamos um infográfico com uma lista das principais apostas de tendências para o marketing digital em 2021 para que você fique antenado nas inovações que estão projetadas para este ano!