Quantas fases deve ter um funil de vendas?
Volta e meia ele aparece por aqui, não é? Mas como informação nunca é demais, hoje vamos falar novamente sobre ele: o funil de vendas. Essa importante ferramenta que organiza seus potenciais clientes de acordo com o estágio em que ele está (começo, meio ou fim).
Os benefícios de tê-lo bem definido de acordo com a realidade do seu negócio são várias. Você consegue ter uma visão do todo, identificar onde estão as maiores falhas do seu processo de vendas e planejar ações de melhorias. Além disso, com as etapas padronizadas, é possível identificar quais são as vendas que realmente estão perto do fechamento e assim prever quanto irá faturar no fim do mês. Ter essa previsibilidade de vendas ajuda a manter a empresa saudável e crescendo, evitando as promoções desesperadas para bater metas no final do mês.
Quer entender melhor sobre esses estágios? A gente desenha!
Topo do Funil: Descoberta e aprendizado
Essa é uma das etapas mais importantes. Se o seu cliente não passar daqui, dificilmente passará pelas seguintes.
Nela, o visitante ainda não sabe ao certo que tem algum problema. A ideia é fazê-lo descobrir que tem algo acontecendo, captando sua atenção com algum assunto relacionado a esse problema.
Meio do Funil: Reconhecimento do problema e consideração da solução
Aqui, você deve deixar claro que o seu objetivo é ajudá-lo e não vender uma solução a qualquer custo. Além disso, devemos qualificar os leads oferecendo novos conteúdos, colhendo mais informações e deixando-os prontos para mais um passo no funil de vendas, com uma relação de confiança estabelecida.
Fundo do funil está para a decisão de compra
Se o processo anterior foi feito corretamente, sua marca já é vista como uma referência no assunto. Então, é o momento de mostrar que você é o parceiro perfeito para eles – nesta etapa, é importante conseguir criar um senso de urgência grande.
Depois de relembrarmos um pouco da definição dessas etapas, vamos às principais dúvidas?
Todos os funis têm a mesma estrutura?
Eles apresentam as mesmas etapas (topo, meio e fundo). Mas as estratégias variam de acordo com cada empresa e seus objetivos.
Como montar um funil?
Para você construir o seu próprio funil de vendas, recomendamos que siga algumas passos como conhecer a jornada do cliente, identificar os ciclos de vendas do produto ou serviço, estimar a duração de cada etapa e definir metas para cada uma delas.
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E aí, conseguiu entender como criar o seu? Apesar de parecer simples, essa tarefa nem sempre é fácil. Por isso te convidamos a vir bater um papo com a gente. Estamos sempre dispostos a conversar para melhorar suas estratégias e obter ótimos resultados – juntos!
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