Siglas no Marketing Digital
Entenda o significado de algumas siglas utilizadas no marketing digital.
Para quem gosta de métricas de marketing e afins, este é um artigo que poderá tirar algumas dúvidas sobre significados de algumas siglas utilizadas no ambiente do marketing online.
SEO – Search Engine Optimization – em outras palavras significa Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. Você pode ler um pouco mais sobre SEO acessando o link a seguir http://bit.ly/2zBf9OT.
SEM – Search Engine Marketing – Ações de Marketing em Mecanismos de Busca. Área de conhecimento que tem como objetivo a definição de estratégias de marketing digital para elevar o tráfego de visitantes através de buscadores como o Google, por exemplo.
CPC – Custo Por Clique – é o valor pago por cliques realizados em campanhas de search no Adwords, por exemplo. Segue o cálculo: CPC = Custo Total / Nº de Cliques.
CPM – Custo Por Mil (impressões) – é o gasto, normalmente em campanhas de display do Google, para uma quantidade de mil impressões de anúncios. Utilizado em campanhas no Google Adwords e Facebook Ads. O cálculo é: CPM = Custo Total / (Visualizações / 1.000).
CPA – Custo por Aquisição – É uma estratégia de lances um pouco mais apurada. A campanha precisa ter certa maturidade e um volume mínimo de conversões para conseguir definir um valor a se gastar por conversão. Calcula-se da seguinte maneira: CPA = Total Investido / Nº de Conversões.
CPV – Custo Por Visualização – o próprio nome já diz. Normalmente utilizado em campanhas de Vídeo, como o Youtube. Custo por interação do usuário com seus anúncios em vídeo.
CTA – Call To Action – Chamar para uma ação. É qualquer chamada, botão, banner ou texto que leve o usuário a realizar alguma ação. Seja uma compra no e-commerce, envio de orçamento por e-mail ou ligação por exemplo.
CTR – Click True Rate – Taxa Real de Cliques. É um dos principais indicadores de qualidade de campanhas de Adwords, por exemplo. É a proporção de vezes que as pessoas que visualizam seu anúncio e clicam nele. Calcula-se da seguinte forma: CTR = Clique / Impressões
ROI – Return On Investiment – uma das mais importantes métricas do Marketing Digital. Ao se investir em campanhas, sejam elas digitais ou off-line, as empresas sempre buscam por este número, o Retorno Sobre o Investimento. Com este cálculo é possível entender se está valendo a pena investir em determinados canais. Calcula-se da seguinte forma: ROI = Lucro – Custo / Custo.
CRM – Customer Relationship Management – Sistema que armazena dados e informações de clientes atuais e potenciais. Em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Normalmente as empresas utilizam um sistema como este para trabalhos de pós-venda, incrementar resultados com novas vendas, manter contato para gerar o lead caso aquele contato ainda não seja cliente e mais.
ERP – Enterprise Resources Planning – É um Sistema de Gestão Empresarial. Uma ferramenta corporativa complexa desenvolvida por empresas de TI, com todos os dados de uma empresa, desde recursos a processos internos. Ideal para grandes empresas que precisam de uma visão geral rápida da empresa para tomar decisões de forma mais assertiva.
CRO – Convertion Rate Optimization – É a Otimização da Taxa de Conversão. Nada mais é do que o trabalho contínuo para que a média dessa taxa aumente. Quanto melhor a Taxa de Conversão, mais otimizada está a campanha e o desempenho em vendas ou em geração de leads.
KPI – Key Performance Indicato – São os Indicadores Chave de Desempenho ou Performance. Chamam também de KSI – Key Success Indicator, ou Indicadores Chave de Sucesso, que no final das contas dá no mesmo. São métricas que cada empresa, normalmente o departamento de marketing da cia, elege como essenciais para avaliar as ações em andamento.
CAC – Custo de Aquisição de Cliente – É uma das métricas mais atuais quando falamos de marketing digital de resultados. Qual é o custo da empresa para se gerar 1 cliente? Muito importante que o CAC seja menor que a receita. Se calcula da seguinte forma: Custo de Vendas + Custo de Marketing / Quantidade de Novos Clientes.
LTV – Life Time Value – Quanto o cliente vale para a empresa? Ajuda a determinar o CAC desejado e se calcula da seguinte forma: Ticket Médio X Nº de transações anuais por Cliente X Anos.
Faltou alguma sigla que não nos lembramos de inserir neste post? Fala com a gente, ou faz um comentário abaixo, que podemos incluir neste ou nos próximos artigos no Blog da Agência Ópera.